Topo

Homenagem a empresa que criou figurinos de 'Dr. Jivago' e 'Star Wars'

12/02/2015 06h27

Londres, 12 Fev 2016 (AFP) - A empresa Angel, criada há 175 anos em Londres por um alfaiate alemão, receberá no domingo uma homenagem do cinema britânico, para o qual contribuiu com figurinos de alguns dos filmes mais populares da história.

A empresa tem a maior coleção mundial privada de figurinos para cinema, teatro e televisão e forneceu o vestuário para 36 ganhadores do Oscar nessa categoria, a última vez em 2015 por "O Grande Hotel Budapeste".

Outros títulos que usaram figurinos da Angel foram "Star Wars", "Doutor Jivago", "Carruagens de Fogo", "Gladiador" e as séries de TV "Downton Abbey" e "Game of Thrones".

As colinas de Hollywood estão bem longe dos bairros e cemitérios da Londres vitoriana do século XIX em que o alfaiate judeu-alemão Daniel Angel montou as bases para seu sucesso e do BAFTA honorário, o Oscar da Academia Britânica, que vai receber no domingo na grande premiação do cinema local.

"Era um alfaiate e costurava roupas usadas no que hoje é Earlham Street (centro de Londres), na época um bairro terrível", disse à AFP Tim Angel, descendente de Daniel e presidente da empresa.

Com grandes problemas para alimentar seus cinco filhos, Daniel Angel encontrou um trabalho de coveiro em um cemitério, "onde sepultava os maridos e mulheres de gente muito rica", diz.

"Pedia que lhe dessem as roupas dos defuntos e começou a vendê-las", lembra. "Estamos no meio de onde estavam, então, os teatros, e os atores na Inglaterra tinham que usar sua própria roupa", continua.

"Alguém disse ao pai do meu tataravô: 'em vez de vendermos a roupa, podemos pegá-la emprestada?'", recorda.

"'Emprestar não faz parte do vocabulário dos Angel, então ele começou a alugá-las e foi assim que começamos".

De Lawrence da Arábia a Obi-Wan KenobiA empresa cresceu se aproveitando da mudança do teatro para o cinema e a televisão sob a direção de sete gerações da família.

O coração da empresa está em um grande armazém no bairro londrino de Hendon. Atrás de sua fachada estão um milhão de peças de vestuário estendidas ao longo de 12,9 quilômetros, de uniformes militares, passando por armaduras e todo o tipo de figurinos históricos.

"É o paraíso, uma mina de ouro", diz Noel Sutton, figurinista. "Aqui está tudo o que alguém precisa e está bem arquivado".

Os 120 funcionários recorrem à memória e a um sistema de organização cronológica, mas acreditam que a futura instalação de uma base dados ajude no trabalho.

Entre os artigos que saíram da Angel está a roupa usada por Alec Guinness na interpretação de Obi-Wan Kenobi em "Star Wars" - vendida por uma fortuna -, e acredita-se que o figurino que Peter O'Toole usou em "Lawrence da Arábia" ainda estena nas araras do armazém.

Guinness foi uma das muitas estrelas com roupas sob medida da Angel. Barbara Streisand, Lee Marvin, Richard Burton, Elizabeth Taylor, Joan Collins, Charlton Heston, Humphrey Bogart, John Wayne, Madonna (para "Evita") e Heath Ledger vestiram peças feitas pela empresa.

"Quando a pessoa vem aqui, vestem jeans e são normais", diz Angel. O empresário admite que algumas estrelas lhe deram nos nervos, mas não cita nomes.

Sobre o BAFTA, Angel diz que é uma recompensa justa para 175 anos de trabalho duro. "Estou muito feliz", admite.