Entretenimento

Morre Luis Báez, o repórter de Fidel Castro

09/02/2015 17h21

Havana, 9 Fev 2015 (AFP) - O proeminente jornalista cubano Luis Báez, que cobriu a maioria das viagens ao exterior de Fidel Castro, faleceu nesta segunda-feira em Havana aos 79 anos por um infarto, informou a imprensa local.

Báez, Prêmio Nacional de Jornalismo em 2003, "faleceu nesta capital como consequência de um infarto", disse o jornal oficial Granma, ressaltando que Báez "participou da cobertura informativa da maioria das viagens do líder histórico da Revolução Cubana".

Nascido em 24 de novembro de 1936, Báez se formou em jornalismo em 1958 e "começou a reportar as informações relacionadas a Fidel Castro a partir da vitória da Revolução", em 1 de janeiro de 1959, lembrou o jornal.

Destacou que Báez, um "incansável buscador de notícias", "formou parte do grupo de jornalistas que viajou à Venezuela" em 1959 para reportar a visita de Castro e depois o acompanhou "em seus primeiros percursos por Estados Unidos, Canadá, Argentina, Brasil e Uruguai".

"O jornalista participou da cobertura informativa da maioria das viagens do líder histórico da Revolução cubana e entrevistou, entre outras personalidades, o ex-presidente panamenho Omar Torrijos, os líderes vietnamita Ho Chi Minh e norte-coreano Kim Il Sung e o papa João XXIII", disse.

Báez foi um dos fundadores do Granma e da União de Jornalistas de Cuba e também trabalhou no jornal Juventud Rebelde, na revista Bohemia e na agência de notícias Prensa Latina, onde cobriu as viagens de Castro por quase quatro décadas.

Além disso, cobriu a invasão anticastrista da Baía dos Porcos em abril de 1961 e é autor de 25 livros, alguns deles sobre Castro.

Báez será enterrado nesta segunda-feira no Cemitério de Colón de Havana.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba seu horóscopo diário do UOL. É grátis!

Mais Entretenimento

Topo