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Semana de moda masculina em NY faz sucesso

05/02/2015 20h57

Nova York, 6 Fev 2016 (AFP) - O segundo round da semana de moda masculina em Nova York fez sucesso com quatro dias de passarelas que refletiam a sede por inovação, abertura e confiança no que está por vir.

A vitrine da moda masculina reuniu nessa semana especialistas em tendências, blogueiros, compradores e outros gurus do estilo em uma atmosfera muito relaxada em comparação com as passarelas femininas.

O evento foi marcado por "boas vibrações", admitiu o blogueiro especializado em moda Stevie Gatez na quinta-feira, no fim de uma programação que incluiu cerca de 60 eventos no Soho, oeste de Manhattan.

"Tem muito a ver com a roupa do homem, que é mais fresca", disse Gatez, que usava uma jaqueta com capuz com textura imitando pele de leopardo, jeans enrolados nos tornozelos e tênis.

O ambiente era mais relaxado se comparado com as semanas femininas, muito maiores e mais famosas, que começam na próxima semana.

A semana de moda masculina começou em julho com a apresentação das coleções de primavera-verão 2016, com presença maior de marcas, apesar de Nova York ficar atrás de Londres, Milão e Paris.

Informalidade e confortoNas passarelas, o tom casual, de uma moda fácil e confortável, como mostrado nas coleções da Public School, Stampd, Cwst, Todd Snyder, Michael Kors e Tommy Hilfiger, com modelagens amplas em casacos, calças e cachecóis.

Apareceram também mangas acolchoadas, jaquetas de tamanho grande e looks de pijama, fazendo eco às tendências para o próximo inverno, com jaquetas de zíper e capuz feitas de tecidos leves como caxemira e seda, lãs finas e grossas e até nylon.

A chave está em encontrar o equilíbrio adequado entre estrutura, conforto e originalidade.

"Nosso DNA? Minimalismo, tecnologia nos tecidos, silhuetas limpas", disse à AFP o estilista Ben Stubbington, acrescentando que "tudo está no tecido, na tecnologia e no luxo".

"Queria apresentar algo que ninguém está fazendo", comentou Mike Rubin, da Krammer e Stoudt, uma pequena marca praticamente desconhecida antes de sua apresentação nesta semana em Nova York.

"Estou tentando conseguir um balanço entre o progressista e o clássico, ao mesmo tempo", explicou.

É uma resposta bastante similar à de Tommy Hilfiger em entrevista à AFP: "estamos utilizando peças tradicionais com toques de estilo, atualizadas para nossa época. Estas são as peças, com as quais construímos o design moderno".

"Nos fixamos em cada peça de todos os ângulos, dando uma sensação de novidade, sem perder nunca de vista o que as faz especiais", completou.

David Hart também evocou modelos clássicos que lembram a época de ouro do jazz, com blazers de botões cruzados, calças com xadrez escocês e meias coloridas, para acrescentar um toque moderno.

Há "muitos estilistas jogando com texturas", avaliou o blogueiro Gatez.

Estilo punk e ringue de boxeOs lugares não tradicionais foram uma constante nos desfiles desta semana de moda masculina, como no desfile de John Varvatos, que apresentou sua coleção no interior de um antigo clube de punk.

Já a marca de moda urbana Public School voltou às suas origens, colocando as modelos na rua, diante de fãs e blogueiros, em um desfile amplamente difundido nas redes sociais.

O estilista Greg Lauren, sobrinho de Ralph Lauren, levou os espectadores a uma grande selva urbana com a luta em um ringue de boxe.

Gatez mostrou outro aspecto particular, ao ressaltar o que chamou de "toneladas de diversidade" na passarela. "Vi mais modelos negros neste evento que antes", relatou.

O ambiente geral foi resumido por David McLeod, blogger do Thedapperdaily.com, de maneira auspiciosa: "Me parece que foi uma semana de passarelas de sucesso (...) agora espero com interesse a programação dos desfiles de primavera/verão em julho".

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