Topo

Academia do Oscar adota medidas para ampliar diversidade de seus membros

23/01/2015 00h28

Los Angeles, 23 Jan 2016 (AFP) - A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos Estados Unidos anunciou nesta sexta-feira um pacote de medidas para ampliar a diversidade de seus membros, depois da polêmica deflagrada com a ausência de atores e de diretores negros entre os indicados ao Oscar.

Na quinta-feira à noite, o conselho da academia aprovou que se duplique até 2020 o número de mulheres e de pessoas pertencentes a minorias que fazem parte da instituição.

A organização também vai avaliar sobre a retirada da filiação de sócios que não participarem ativamente da indústria cinematográfica nos próximos dez anos.

"A Academia tomará a iniciativa e não vai esperar que a indústria o faça", declarou em uma nota sua presidente, Cheryl Boone Isaacs.

"Essas novas medidas sobre direção e voto terão um impacto imediato e marcarão o início de uma mudança significativa no perfil dos nossos membros", explicou.

Como linha prioritária, a instituição pretende dobrar até 2020 o número de mulheres e pessoas pertencentes a minorias com possibilidade de voto na premiação mais famosa do cinema.

Atualmente, a Academia tem 7.152 membros, sendo que 6.261 têm direito a oito.

"Nossa esperança é que as mulheres representem 48% e as minorias 14% do total", afirmou uma fonte da Academia à AFP.

Há uma semana, Hollywood se encontra mergulhada em um acalorado debate sobre a ausência - pelo segundo ano consecutivo - de atores, atrizes e diretores negros candidatos às estatuetas douradas.

O cineasta Spike Lee e o casal de atores Will e Jada Smith já anunciaram que não vão comparecer à festa de entrega do Oscar, em 28 de fevereiro, em sinal de protesto.

O debate atingiu seu ápice na última segunda-feira, quando Boone Isaacs reconheceu sua frustração pela falta de inclusão e anunciou mudanças na estrutura da instituição.