Entretenimento

Morreu o maestro e compositor clássico francês Pierre Boulez

06/01/2015 16h45

Paris, 6 Jan 2016 (AFP) - O maestro e compositor de músicas clássicas francês Pierre Boulez, 90 anos, faleceu em Baden-Baden, Alemanha, onde morava, anunciou sua família em um comunicado nesta quarta-feira.

"Para todos os que o trataram e puderam apreciar sua energia criativa, sua exigência artística, sua disponibilidade e sua generosidade, sua presença continuará sendo viva e intensa", afirmou um comunicado da família difundido pela Filarmônica de Paris, fundada por ele.

Boulez, que morreu na noite de terça-feira, é considerado desde os anos 1950 uma das grandes figuras da música do século XX.

Teórico e pedagogo, sempre quis que a nova música estivesse representada nos programas das salas de concerto e impulsionou a criação musical mais de ponta.

Foi diretor da orquestra de Cleveland (1967-1972), da sinfônica da BBC (1971-1975) e da filarmônica de Nova York (1971-1977).

Na ópera, participou de produções memoráveis como "O anel do Nibelungo", no festival alemão de Bayreuth (1976-1980), por ocasião do centenário de Richard Wagner, e na primeira versão na íntegra de "Lulu", de Alban Berg, na ópera Garnier de Paris (1979).

Exasperado pelo conservadorismo do mundo musical francês, mudou para Baden-Baden no início dos anos 1960.

Não voltou à França até 1974, quando o então presidente Georges Pompidou pediu que criasse o Ircam, um instituto de pesquisa musical, e a Ensemble Intercontemporain, uma orquestra especializada em música do século XX.

Boulez também impulsionou a criação da Cidade da Música de Paris, inaugurada em 1995, e da Filarmônica de Paris, uma sala aberta em janeiro de 2015 sem sua presença porque já estava doente.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba seu horóscopo diário do UOL. É grátis!

Mais Entretenimento

Topo