Entretenimento

Morre Paul Bley, modernizador do piano jazz, aos 83 anos

06/01/2015 23h52

Miami, 6 Jan 2016 (AFP) - O músico canadense Paul Bley, uma das principais figuras do piano jazz moderno e um dos primeiros a explorar as possibilidades dos sintetizadores, faleceu aos 83 anos.

O pianista morreu no domingo à noite em sua casa na Flórida (sudeste dos EUA), anunciou sua gravadora, a ECM Records.

Nascido em Montreal, Bley se tornou um prodígio musical. Quando era adolescente, criou uma oficina de jazz na cidade que contou, entre seus participantes, com a lenda do sax Charlie Parker.

Em seu álbum de estreia "Introducing Paul Bley" (1953), contava com uma banda integrada por dois artistas de jazz que seriam em breve aclamados: o baixista Charles Mingus e o baterista Art Blakey.

Bley se mudou para Los Angeles em 1957 e contratou músicos jovens para sua banda. Um deles era o saxofonista Ornette Coleman, que sacudiria o mundo da música com seu expressivo jazz livre.

Bley também se afastou das estruturas formais do bebop jazz e, no final dos anos 1960, aventurou-se em busca das novas possibilidades dos instrumentos musicais elétricos.

Apropriou-se do piano elétrico e dos sintetizadores Moog e ARP, que entrariam na moda na música eletrônica e no rock progressivo.

Ao fim de sua carreira de seis décadas, dava aulas no Conservatório de Música de New England. Lançou seu último álbum de estúdio, "About Time", em 2008.

chc-sct/jm/lm/cd/tt

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba seu horóscopo diário do UOL. É grátis!

Mais Entretenimento

Topo