Fotógrafo da AFP na Turquia ganha prêmio da revista Time
Ele é o terceiro fotógrafo da AFP a receber o prêmio que, desde 2010, a Time concede a profissionais de excelência fotográfica em serviços noticiosos.
Kilic, de 35 anos, "sistematicamente colocou-se no coração das notícias", destacou a revista, lembrando o momento em que combatentes do Estado Islâmico foram atacados perto de um ponto crítico do povoado de Kobane, perto da fronteira com a Síria.
"Suas fotografias surpreendentes, vívidas e memoráveis capturaram a atenção dos editores de foto em todo o mundo", disse Olivier Laurent, editor do blog de fotos da Time.
Radicado em Istambul, Kilic começou o ano cobrindo os protestos antigovernamentais na Ucrânia e em seguida cobriu a explosão de uma mina de carvão na Turquia, onde morreram 301 pessoas.
Em outubro passado, usando uma teleobjetiva no topo de uma colina na fronteira turco-síria, capturou uma explosão que, segundo a Time, deixa o espectador "boquiaberto": a silhueta de um solitário militante do Estado Islâmico, correndo em meio a uma nuvem de poeira no formato de um cogumelo.
Os outros fotojornalistas da AFP agraciados com o prêmio Time ao melhor fotógrafo de serviço de notícias foram o brasileiro Maurício Lima, em 2010, e o italiano Marco Longari, em 2012.
Em duas ocasiões, fotógrafos da AFP ganharam o prêmio Pulitzer por seus trabalhos: Massud Hossaini, em 2012, e o "freelancer" Javier Manzano, em 2013.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso do UOL.