Topo

Filipina é coroada Miss Universo após gafe que anunciou vitória de colombiana

21/12/2014 20h08

Las Vegas, Estados Unidos, 21 dez 2015 (AFP) - A filipina Pia Alonzo Wurtzbach foi coroada Miss Universo 2015 neste domingo, em Las Vegas, depois que o apresentador do concurso se confundiu e anunciou a Miss Colômbia como vencedora.

Durante o concurso, o apresentador do evento, o comediante Steve Harvey, leu erradamente seu cartão e anunciou a colombiana Ariadna Gutiérrez como vencedora.

Apesar de o equívoco ter sido corrigido rapidamente, a colombiana chegou a ser coroada e cumprimentar a plateia, antes de ser interrompida pelo apresentador, menos de um minuto depois.

"Amigos, tenho que pedir desculpas. A segunda colocada é a Miss Colômbia. A Miss Universo 2015 é das Filipinas", anunciou Harvey, para surpresa geral e, em especial, da verdadeira vencedora, Pia Alonzo Wurtzbach.

"Isto é exatamente o que dizia o cartão. Sou o responsável, o erro foi meu", lamentou o apresentador.

Em seguida, a coroa foi entregue a Pia, que reservou palavras de consolo para a Miss Colômbia: "Sinto muito. Desejo a você o melhor, independentemente do que fizer depois deste concurso", disse.

- Comemoração nas Filipinas e choro na Colômbia -

Nas Filipinas, a comemoração começou logo após o anúncio da verdadeira vencedora.

O palácio presidencial foi o primeiro a celebrar a vitória da modelo germano-filipina, que, este ano, gerou rumores sobre uma suposta relação com o presidente Benigno Aquino, 55, ao dizer que os dois eram amigos e que era "muito divertido conversar com ele".

"Felicitamos Pia por este êxito como terceira Miss Universo das Filipinas", diz um comunicado divulgado pelo porta-voz de Aquino. "Colhendo esta vitória, a senhora Pia não apenas se torna um motivo de grande orgulho para o nosso povo, mas também levanta uma bandeira das mulheres do nosso país, como uma verdadeira representante do que a filipina pode conquistar."

O porta-voz também elogiou a "enorme serenidade e controle" de Pia após o erro do apresentador do concurso.

O canal ABS-CBN, onde a miss trabalha como atriz e apresentadora, interrompeu um discurso ao vivo de Aquino dirigido aos militares para exibir o pedido de desculpas do apresentador do Miss Universo.

O presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, manifestou nesta segunda-feira sua decepção: "Insólito. Eu estava assistindo ao concurso com minha família, e comemoramos muito quando anunciaram que a Colômbia havia vencido, pelo segundo ano consecutivo, o Miss Universo."

"Nossa rainha era maravilhosa, estava espetacular, e qual não foi nossa decepção quando o apresentador disse que havia se enganado", comentou o presidente, em entrevista à Rádio Nacional.

- Comentários nas redes sociais -

A gafe do comediante dominou rapidamente as redes sociais, e se tornou um dos temas mais comentados no Twitter.

"As pessoas são humanas, erros podem acontecer. Felizmente, alguns têm a coragem de assumir a responsabilidade e corrigi-los. Abraços à #MissUniverso2015, tuitou Audrey Bolte, que se identificou como Miss Ohio EUA 2012.

Alguns pareciam se divertir: "Está bem, Miss Colômbia. Pelo menos, você soube por alguns minutos como se sente uma Miss Universo", publicou um filipino na mesma rede social.

O apresentador Steve Harvey postou uma série de mensagens no Twitter se desculpando pelo que chamou de "um erro honesto". "Sinto-me muito mal."

O concurso Miss Universo é muito popular na América Latina e em grande parte da Ásia.