Topo

Novo "Star Wars" finalmente chega aos cinemas

16/12/2014 11h07

Paris, 16 dez 2015 (AFP) - Depois de 10 anos de espera, milhões de fãs de todo o mundo assistirão nesta quarta-feira o sétimo filme da saga "Star Wars", considerado o grande evento cinematográfico do ano, após uma habilidosa campanha de marketing.

"Star Wars: O Despertar da Força" chegará aos cinemas de vários países europeus, como França, Bélgica, Holanda, Luxemburgo, os países escandinavos, Itália, Suíça, além de África do Sul e Marrocos.

No Brasil, as primeiras sessões acontecerão à meia-noite de quarta-feira e o filme entra em cartaz na quinta-feira, assim como no Reino Unido e na Alemanha.

Na sexta-feira será a vez dos Estados Unidos, onde a pré-estreia na segunda-feira em Los Angeles reuniu 5.000 convidados.

Nesta quarta-feira à noite (horário local), o filme terá sua estreia em Sydney, assim como em um cinema de Bangcoc, o que marcará o lançamento na Ásia.

O novo episódio, dirigido por J.J Abrams e que teve o roteiro protegido como um segredo de Estado pelos estúdios de Disney, é fiel ao espírito da trilogia original da saga, que foi exibida nos cinemas entre 1977 e 1983.

O filme conta com o retorno dos atores Harrison Ford, Carrie Fisher e Mark Hamill, na pele do contrabandista Han Solo, da princesa Leia e do jedi Jedi Luke Skywalker, respectivamente.

Mas também apresenta uma nova geração de personagens: Rey (Daisy Ridley), personagem central da trama, o soldado Finn (John Boyega), o vilão Kylo Ren (Adam Driver), a personagem de animação Maz Kanata (Lupita Nyong'o) e o novo robô BB-8.

O lançamento, que deve resultar em um lucro de bilhões de dólares para a Disney com ingressos e merchandising, já bateu recordes de venda antecipada.

"Perpetuar a herança"Na França foram vendidos mais de 500.000 ingressos antecipados, um número sem precedentes, segundo a Disney, que há três anos comprou os direitos da saga criada por George Lucas por mais de quatro bilhões de dólares.

Alguns fãs americanos, que não conseguiriam esperar 48 horas, gastaram 5.000 dólares para viajar a Paris e assistir o filme nesta quarta-feira.

Na Bélgica, a rede de cinemas Kinepolis vendeu 55.000 ingressos antecipados, 25.000 deles para quarta-feira, "um recorde absoluto".

Quase quatro décadas depois do lançamento do primeiro filme, "Star Wars", em 1977, o fascínio pela saga continua intacto, como demonstram os comentários nas redes sociais. Nos últimos 30 dias foram publicados mais de 2,5 milhões de tuítes dedicados ao filme, segundo o Twitter.

"O Despertar da Força" começa 30 anos depois do fim de "O Retorno de Jedi", sexto episódio da saga, lançado em 1983. Luke Skywalker, o último mestre Jedi, desaparece e é necessário encontrá-lo para salvar a galáxia da ação da Primeira Ordem.

A princesa Leia, que se tornou general, envia o piloto de caça Poe Dameron - interpretado por Oscar Isaac - para tentar encontrar Luke.

Ele recebe um plano, que indica onde está Luke Skywalker, mas ao ser obrigado a fugir, o projeto é confiado ao robô BB-8.

Este tentará levá-lo até a princesa, com a ajuda de Finn e Rey.

Com a trilha sonora antológica, os combates com sabres de luz, as perseguições de naves espaciais, as criaturas monstruosas e robôs, o novo filme, fiel ao espírito dos episódios da trilogia original, reúne todos os ingredientes que provocam a empolgação dos fãs da saga.

Uma forma de "perpetuar a herança, retomando os elementos fundamentais", nas palavras do diretor J.J Abrams.

burs-slb/fp