Topo

Sony pede desculpas a Obama por mensagens ofensivas divulgadas

11/12/2014 22h11

Los Angeles, 12 dez 2014 (AFP) - A Sony Pictures pediu desculpas pelos comentários raciais sobre o presidente americano, Barack Obama, realizados em e-mails entre funcionários da empresa, tornados públicos após uma invasão de hackers.

Nas mensagens, trocadas há um ano, a presidente da Sony, Amy Pascal, pergunta ao produtor Scott Rudin o que deveria pedir a Obama em um "estúpido" café-da-manhã para arrecadar fundos.

"Será que ele gostaria de financiar alguns filmes?" - brincou Rudin, no que respondeu Pascal: "Duvido. Devo perguntar se ele gostou de Django?" - referindo-se ao filme ambientado nos tempos da escravidão "Django Livre", de Quentin Tarantino.

Em seguida, Rudin respondeu: "12 anos", em uma referência ao drama histórico relatado no filme "12 Anos de Escravidão" e no livro "12 Anos Escravo", na época da escravidão nos Estados Unidos.

Pascal ainda rebateu: "Ou o Mordomo da Casa Branca", um longa que conta a história de um serviçal negro que atende a vários presidentes americanos.

Nesta quinta-feira, Pascal pediu desculpas por suas palavras. "O conteúdo de meus e-mails foi impróprio, mas não é um reflexo do que eu penso".

"Embora tenha sido uma comunicação privada o que foi roubado, aceito completamente a responsabilidade pelo que escrevi e peço desculpas a todos os que foram ofendidos", acrescentou em um comunicado publicado pela revista Variety.

Rudin também atacou Angelina Jolie e sua possível participação no filme Cleópatra. "Não vou destruir minha carreira por uma mulher mal educada com talento mínimo". Além disso, também a chamou de "infantil, irresponsável e caprichosa".

Os e-mails foram divulgadas após uma invasão aos servidores da Sony Pictures há aproximadamente dois dias.

Na segunda-feira, um grupo envolvido no hackeamento desses servidores exigiu à Sony Pictures que retirasse o longa "A Entrevista", uma comédia sobre um plano fictício da CIA para matar o líder da Coreia no Norte, Kim Jong-Un, informaram vários meios.

A Coreia do Norte negou qualquer envolvimento no ataque contra a Sony, embora o tenha qualificado como um ato legítimo, orquestrado por simpatizantes furiosos com o filme, que deve estrear no dia de natal nos Estados Unidos.