Topo

Leilão de "Star Wars" arrecada meio milhão de dólares

11/12/2014 19h15

Nova York, 11 dez 2015 (AFP) - Um leilão de mais de 600 objetos, em sua maioria brinquedos, relacionados ao filme "Star Wars" arrecadou nesta sexta-feira mais de meio milhão de dólares - informou a casa de leilões Sotheby's.

Uma caixa de sete bonecos de personagens da saga espacial fabricados para o mercado canadense liderou o leilão, ao ser vendido por 32.500 dólares, três vezes mais do que seu valor estimado inicialmente, segundo a mesma fonte.

Duas séries completas de moedas "O poder da força" de 1985 foram vendidas por 27.500 dólares, dentro do estimado, e um boneco de Luke Skywalker foi arrematado por 25.000 dólares, acima dos 18.000 previstos pela Sotheby's.

O boneco, com uma rara espada luminosa de duas peças, foi rapidamente retirado de venda na época por causa da "tendência que a espada tinha de se romper", segundo a Sotheby's. O boneco ofertado no leilão nunca foi retirado na caixa e é um dos 20 exemplares conhecidos.

O leilão de 175 lotes, que em muitos casos incluíam mais de um objeto, arrecadou ao todo 502.202 dólares, afirmou a Sotheby's, que organizou o leilão com o portal de vendas na internet eBay.

Todos os itens leiloados pertencem à coleção privada do designer e empresário japonês Nigo, que começou a colecionar brinquedos aos seis anos de idade.

A venda ocorreu dias antes do aguardado lançamento do sétimo filme da saga "Star Wars", "O Despertar da Força", entre os dias 16 e 18 de dezembro.

Os filmes "Star Wars" já arrecadaram bilhões de dólares em bilheteria desde que o primeiro filme chegou aos cinemas em 1977, e sua história desperta o fascínio de legiões de fãs.