Topo

Cineasta português Manoel de Oliveira faz 106 anos

11/12/2014 22h27

Lisboa, 12 dez 2014 (AFP) - O cineasta português Manoel de Oliveira comemorou nesta quinta-feira seu 106º aniversário, com a estreia em Portugal de seu último curta-metragem, na cidade do Porto, à qual foi acompanhado de sua esposa.

O filme, intitulado "O Velho do Restelo" e rodado no Porto na primavera boreal passada, já foi apresentado na Mostra de Veneza, será projetado no Porto durante um festival de cinema e ficará em cartaz durante as próximas semanas em um cinema de Lisboa.

Descrito por seu diretor como "uma reflexão sobre a humanidade", o curta de 19 minutos é inspirado no personagem de um poema épico de "Os Lusíadas", escrito no século XVI por Luís de Camões para narrar os grandes descobrimentos dos navegadores portugueses.

Desde o lançamento de seu primeiro filme, em 1931, nos tempos do cinema mudo, Manoel de Oliveira já rodou mais de 50 longa-metragens de ficção e documentário, realizando a maior parte de sua obra após completar 60 anos de idade.

Na terça-feira, Manoel de Oliveira, o mais longevo dos diretores do cinema, foi condecorado com o título de Grande Oficial da Legião de Honra francesa

A distinção lhe foi entregue pelo embaixador da França em Portugal, Jean-François Blarel, em uma cerimônia no museu da Fundação de Serralves, importante instituição cultural da cidade natal do cineasta.