Topo

Bailarinos do Bolshoi russo se mobilizam por estudantes de dança ucranianos

07/12/2014 21h22

MOSCOU, 07 dez 2014 (AFP) - Bailarinos russos e ucranianos uniram as sapatilhas na noite deste domingo, no palco do emblemático teatro moscovita Bolshoi, durante uma apresentação de caridade em benefício da Escola Coreográfica de Kiev, em um momento de tensão entre Rússia e Ucrânia.

O evento, que teve lotação esgotada, foi organizado pela principal bailarina do Bolshoi, Svetlana Zajarova, que teve a ideia depois de visitar sua 'Alma Mater', a Escola Coreográfica de Kiev.

"Fiquei surpresa ao ver que não estava apenas em mau estado, mas pior do que quando eu estudei ali", contou Zajarova à AFP. "Quando vivemos uma situação tão difícil, é preciso pensar nos jovens [que estudam ali]. É preciso ajudá-los, não importa o país onde vivem", destacou.

Para sua colega de Bolshoi, Natalia Osipova, era "impossível não participar" do projeto. "Eu mesma lembro até que ponto era terrível entrar em uma sala de dança no inverno e tremer" de frio, contou.

No teatro de dança mais imponente de Moscou, "a tarde começou com paixão", explicou no intervalo o produtor do evento, Yuri Baranov. Desde os primeiros passos, "o êxito foi enorme: o público aplaudiu, bateu no chão com os pés. Mostrou entusiasmo".

A iniciativa de Svetlana Zajarova ocorre enquanto as relações entre Rússia e a vizinha Ucrânia vivem seu pior momento desde a queda da União Soviética. Kiev acusa Moscou de apoiar os separatistas pró-russos que lutam contra o exército ucraniano no leste da antiga república soviética.

Nos últimos meses, a população russa multiplicou as ações de solidariedade com os civis das regiões separatistas do leste da Ucrânia, onde se concentram os combates. Os gestos a favor dos ucranianos do centro e do oeste do país, ao contrário, são contados.



- "Os ucranianos conquistam o mundo" -

"Somos gente criativa, não fazemos política. A beleza, a arte, não têm nada a ver [com a crise na Ucrânia]", avaliou Yuri Baranov, destacando que a iniciativa do evento é "dos artistas e não do governo ou da direção" do Bolshoi.

O dinheiro arrecadado com a venda dos ingressos, entre as quais uma VIP era vendida por 600.000 rublos (9.270 euros, 11.390 dólares), irá para a Escola Coreográfica de Kiev, que agradeceu à sua ex-aluna pelos esforços, mas não sem uma certa amargura.

"Agradecemos a Svetlana por pensar em nós, mas tampouco está tão decrépita" a escola, disse à AFP um funcionário do centro, que pediu para ter a identidade preservada.

O diretor artístico da escola, Nobuhiro Terada, afirmou que, embora não tenham sido realizados trabalhos no centro há tempos, isto não os impede de "montar novos espetáculos com estrelas mundiais".

"Os ucranianos conquistam o mundo", disse o diretor artístico, lamentando que os melhores alunos da escola deixem o país para dançar no exterior, especialmente na Rússia.

No Bolshoi, três destes ex-alunos encantaram o público, ao lado de seus colegas, interpretando peças de Bizet, Prokofiev e Tchaikovski.

or-neo-all/cmr/tjc/af/mvv