Raro exemplar de compilação de Shakespeare é encontrado na França
Um exemplar do raríssimo "First Folio" de Shakespeare, a primeira compilação de suas obras teatrais datado em 1623, foi encontrado no norte da França, anunciou nesta terça-feira (24) à AFP o bibliotecário francês Rémy Cordonnier, que fez a descoberta.
"Trata-se do exemplar número 231 encontrado no mundo e o segundo na França", indicou Cordonnier, de 31 anos, um dos responsáveis da biblioteca de Saint-Omer, em Pas-de-Calais, norte do país.
A descoberta ocorreu quando o bibliotecário, que preparava uma exposição sobre literatura inglesa, consultou um volume de Shakespeare (1564-1616) em teoria datado do século XVIII e suspeitou da data.
"Ocorreu-me que poderia ser um 'First Folio' não identificado, com uma carga histórica e um valor intelectual muito importante", explicou Cordonnier, que também é doutor em história da Arte.
O volume chegou à biblioteca levado por ingleses, "já que Saint-Omer foi durante muito tempo um dos últimos redutos católicos da região e muitos católicos ingleses que fugiam da perseguição dos anglicanos encontraram refúgio aqui", explicou.
O exemplar, que já foi autenticado pelo especialista mundial Eric Rasmussen, encontra-se em bom estado, embora faltem 30 páginas, entre elas a capa. Isso explica como passou desapercebido durante quatro séculos.
"Os 'First Folio' têm um valor de 2,5 a 5 milhões de euros, embora o nosso valerá menos, porque faltam páginas", explicou à AFP Françoise Ducroquet, diretora da biblioteca.
A biblioteca de Saint-Omer, antigo porto que na Idade Média teve uma grande atividade cultural e comercial, possui 800 manuscritos e 230 incunábulos, assim como uma bíblia de Gutenberg.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.