Entretenimento

Esqueleto de importante personagem encontrado em tumba grega de Anfípolis

12/11/2014 12h14

SALõNICA, Grécia, 12 Nov 2014 (AFP) - O maior túmulo da Antiguidade encontrado até agora na Grécia, em Anfípolis, contém o esqueleto da pessoa para a qual foi construído, revelaram as escavações de três meses no sítio, anunciou o ministério da Cultura.

"O morto era uma personagem poderosa, como sugere a construção deste túmulo único", construído na época de Alejandro Magno (356-323 a. JC.).

Desde agosto, à medida que avançavam as escavações sob o imenso túmulo de 500 metros de circunferência, foram achados imponentes esfinges, um chão de mosaico, dois capitéis com colunas esculpidas, duas cariátides de mais de dois metros de altura e um grande mosaico que representa o sequestro de Perséfone por Plutão.

São várias as hipóteses sobre a pessoa enterrada nesse local: poderia ser um dos companheiros e generais de Alexandre, ou de Roxana, sua esposa, ou de Olympias, a mãe do rei.

As possibilidades de que se trate da tumba de Alexandre são quase nulas, segundo os especialistas.

Quando morreu, aos 32 anos na Babilônia, seus restos foram levados para Alexandria, no Egito, apesar de até agora a arqueologia não ter confirmado este fato.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Entretenimento

Topo