Topo

Encontrado no Equador manuscrito inédito de carta de Simón Bolívar

05/11/2014 18h00

QUITO, 05 Nov 2014 (AFP) - O Equador confirmou, nesta quarta-feira, a descoberta, em seus arquivos, do manuscrito em espanhol da Carta da Jamaica, de 1815, uma das mais famosas do Libertador Simón Bolívar, da qual só se conhecia uma versão em inglês.

"Temos informação recente da descoberta, em dependências equatorianas, de um manuscrito da carta da Jamaica de 1815, elaborada pelo secretário de Simón Bolívar em espanhol", disse o chanceler equatoriano, Ricardo Patiño, em coletiva de imprensa.

A longa carta, ditada por Bolívar ao seu escrevente, Pedro Briceño Méndez, foi localizada em um arquivo histórico do Ministério da Cultura do Equador.

"Infelizmente, parece que não encontraram a última página. É um dos problemas que temos" porque ali seria "onde estariam as assinaturas", disse Patiño.

Em Caracas, o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, também informou sobre a descoberta. Especialistas daquele país viajaram ao Equador e confirmaram que se trata de um manuscrito original da época, afirmou o chanceler.

"Até agora, só existia o texto em inglês", destacou Patiño.

As autoridades não deram mais detalhes sobre o estado, nem o local onde o documento foi encontrado.

Considerada uma peça de grande valor histórico, a Carta da Jamaica foi redigida por Bolívar em 1815, durante o seu exílio no país caribenho.

O texto contém várias das ideias libertárias do herói venezuelano e seu chamado à integração dos países americanos, que lutavam na época por sua independência definitiva da Espanha.

Bolívar (1783-1830) liderou a luta pela independência da Venezuela, Colômbia, Equador, Bolívia e Peru.