Entretenimento

Erdogan inaugura polêmico palácio presidencial na Turquia

29/10/2014 10h58

ANCARA, 29 Out 2014 (AFP) - O presidente turco Recep Tayyip Erdogan inaugurou nesta quarta-feira o novo palácio presidencial, um edifício marcado por polêmicas, ambientais, financeiras, religiosas e políticas.

Erdogan aproveitou a cerimônia anual que comemora a fundação do Estado moderno da Turquia para organizar o primeiro evento oficial do palácio, que fica na região de Ancara.

A construção da nova residência, já conhecida como "Palácio Branco", recebeu fortes críticas de ONGs de defesa do meio ambiente e dos críticos políticos de Erdogan.

Antes da mudança, Erdogan morava no palácio de Cankaya, residência histórica pela qual passaram 12 presidentes turcos, incluindo o pai da Turquia moderna, Mustafa Kemal Ataturk, e que simboliza o caráter secular do Estado.

O gigantesco projeto, que teve custo de 350 milhões de dólares, tem 200.000 metros quadrados e conta com 1.000 cômodos, dimensões consideradas completamente desproporcionais pela oposição, que considera o gesto uma traição à herança secular pelo dia da inauguração.

O preço exorbitante e a identificação entre o nome da nova residência ("Ak Saray" em turco) e o partido do presidente (AK) irritaram a oposição, que considera o palácio mais uma demonstração da megalomania e das tendências autoritárias e de islamização de Erdogan.



ba-sjw/fp

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Entretenimento

Topo