Topo

Palhaços agressivos espalham terror na França

26/10/2014 17h19

MONTPELLIER, França, 26 Out 2014 (AFP) - Uma onda de ataques de palhaços agressivos tem espalhado o terror na França, onde a polícia deteve, neste sábado, 14 adolescentes disfarçados de 'clowns' armados de pistolas, facas e tacos de beisebol na cidade de Agde (sul), segundo uma fonte policial.

O fenômeno dos palhaços agressivos, que se propaga pelo Facebook, começou no norte da França, onde um jovem de 19 anos foi condenado na semana passada a seis meses de prisão, com direito a sursis, por aterrorizar vários pedestres vestidos de palhaço e armado com um pau em formato de faca.

Pelo Twitter, a polícia francesa denunciou, na sexta-feira, "o fenômeno dos palhaços maléficos" e destacou que, "desde meados de outubro", a população está preocupada com um "boato baseado em vídeos da internet" sobre a "presença de palhaços ameaçadores e agressivos na França".

Apesar desta advertência, o fim de semana foi registrado no sul da França, concretamente no departamento (estado) de Hérault, vários ataques, que implicavam supostos clowns.

Em Agde, testemunhas advertiram à polícia sobre a presença de um grupo de 14 palhaços armados em um estacionamento, que foram detidos no sábado antes de ser postos em liberdade no domingo.

Em Montpellier (sul), um pedestre de 35 anos levou 30 golpes com uma barra de ferro na madrugada de domingo de um homem, caracterizado de palhaço, que foi detido com dois cúmplices, informou uma fonte policial.

Em outros três cidades da mesma região, três motoristas vítimas de "palhaços que semeavam o terror" na noite de sábado denunciaram os fatos, indicou a gendarmeria.

Em sua declaração à polícia, um jovem disfarçado de "palhaço agressivo", que danificou na sexta-feira o veículo de um motorista em Marselha, afirmou ter aderido à moda dos "palhaços que atacam" e sua propaganda nas redes sociais.

O fenômeno se estendeu também a Reino Unido e Estados Unidos, onde em breve será celebrada a festa do Halloween, caracterizada por fantasias aterrorizantes.