PUBLICIDADE
Topo

Encontrada cabeça de esfinge em mausoléu de Anfípolis

21/10/2014 21h30

SALõNICA, Grécia, 21 Out 2014 (AFP) - Uma cabeça de esfinge em mármore quase intacta foi encontrada em um mausoléu na antiga cidade grega de Anfípolis, na região da Macedônia, informou nesta terça-feira o ministério da Cultura.

A escultura tem uma altura de 60 centímetros e apresenta "restos de coloração vermelha", segundo o comunicado ministerial.

No mesmo local foram encontrados fragmentos das asas da esfinge.

"Esta cabeça pertence ao tronco de uma esfinge encontrada anteriormente", destaca o comunicado.

Desde agosto passado foram encontradas neste mausoléu da época helenística duas imponentes esfinges, um mosaico de piso, colunas esculpidas, duas cariátides de mais de dois metros de altura e um importante mosaico que representa o rapto de Perséfone por Plutão.

Desde o início das escavações em Anfípolis se discutem diferentes hipóteses sobre a quem pertencia a tumba: Roxane, mulher persa de Alexandre, Olimpia, a mãe do rei, ou um de seus companheiros ou generais.

A possibilidade de o próprio Alexandre estar enterrado na tumba é praticamente nula. Após sua morte, aos 32 anos, na Babilônia, seus restos mortais foram levados para Alexandria, Egito.

Os arqueólogos esperam poder elucidar o segredo do mausoléu de Anfípolis até o final de outubro.