Entretenimento

Esposa de George Clooney defende a causa da devolução dos frisos do Partenon

15/10/2014 10h57

ATENAS, 15 Out 2014 (AFP) - A Grécia, que reclama há 30 anos os frisos do Partenon expostos em Londres, conseguiu chamar a atenção da mídia com o apoio para a causa da advogada britânica Amal Clooney, agora mais conhecida como a esposa do astro George Clooney.

Mas a agitação a respeito do tema esbarra no fato de que nem a jovem advogada nem seus colegas londrinos estão capacitados legalmente pra defender a causa de Atenas.

A Grécia mais do que nunca parece disposta a usar da arma jurídica contra Londres, que sempre se opôs às reivindicações sobre a devolução dos frisos do monumento grego mais importante: 75 metros de placas esculpidas em mármore tiradas de terras gregas no início do século XIX.

A única resposta obtida por Atenas até a presente data foi a oferta do British Museum de Londres, onde as peças disputadas se encontram expostas, para um empréstimo temporário à capital grega.

A batalha judicial, no entanto, se apresenta complicada, segundo os juristas, que alertam que um fracasso seria fatal para qualquer reclamação posterior.

O advogado e professor de Direito da Universidade de Atenas Charalambos Chrissanthakis explicou à AFP que um acordo bilateral seria a opção mais eficiente frente a outras possibilidades, como um recurso ante o Tribunal Europeu de Direitos Humanos, que poderia se alongar por muito tempo.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Entretenimento

Topo