Topo

Obras de Da Vinci, Van Gogh e Matisse serão exibidas na abertura do Louvre de Abu Dhabi

"O tocador de pífaro" é uma das obras que estarão na abertura do novo Louvre - Ricardo Cassiano/UOL
"O tocador de pífaro" é uma das obras que estarão na abertura do novo Louvre Imagem: Ricardo Cassiano/UOL

Abu Dhabi (Emirados Árabes)

12/10/2014 12h09

Obras-primas de Leonardo da Vinci, Vincent Van Gogh, Claude Monet, Henri Matisse e Andy Warhol figuram entre os 300 trabalhos que serão emprestados por museus franceses para a abertura do Louvre de Abu Dhabi, anunciou neste domingo o emirado.

O comunicado que revela estes empréstimos excepcionais não informa a data de inauguração do museu construído pelo arquiteto francês Jean Nouvel, mas dezembro de 2015 continua sendo o objetivo das autoridades, segundo fontes francesas.

No total, 300 obras "procedentes dos maiores estabelecimentos franceses serão apresentadas junto à coleção do museu durante o ano de abertura", indicou o emirado.

Entre as obras emprestadas figuram "La Belle Ferronière", de Da Vinci, "Apollo del Belvedere", de Francesco Primaticcio, "Bonaparte cruzando os Alpes", de Jacques-Louis David, e "O tocador de pífaro", de Edouard Manet.

Também se destacam nesta lista um famoso "Autorretrato" de Vincent Van Gogh, "Natureza morta com magnólia" de Henri Matisse, e "Grande cadeira elétrica", de Andy Warhol, entre outros.

Paris e Abu Dhabi assinaram em 2007 um acordo sem precedentes de uma duração de 30 anos sobre a concepção e a colocação em funcionamento do Louvre nos Emirados.

Este acordo intergovernamental está avaliado em um bilhão de euros, aos quais se somam 500 milhões de euros que representam o custo da construção do museu.

Este projeto sofreu atrasos e foi submetido a uma auditoria em Abu Dhabi, enquanto informações publicadas na imprensa francesa apontavam no ano passado erros na gestão inicial do projeto na França, assim como desvios financeiros.