Entretenimento

Descoberto grande mosaico em tumba misteriosa na Grécia

12/10/2014 16h01

ATENAS, 12 Out 2014 (AFP) - Um imponente mosaico que mostra um homem conduzindo uma carroça foi descoberto na maior tumba antiga encontrada até hoje na Grécia, em Anfípolis, região da Macedônia (norte) - informou neste domingo o ministério grego da Cultura.

"Este mosaico, o maior do lugar, tem um tamanho de 4,5 metros por 3 metros e ainda não foi totalmente descoberto", explica o comunicado do ministério, agregando que a obra de arte foi encontrada na segunda sala do túmulo.

A obra, formada por elementos brancos, pretos, cinzas, azuis, vermelhos e amarelos, "se distingue pelos minuciosos detalhes que caracterizam os personagens e os cavalos, e pela harmonia das cores", precisa o texto.

O mosaico do século IV antes de Cristo representa "uma carroça em movimento, puxada por dois cavalos brancos e conduzida por um homem barbudo com uma coroa de louros na cabeça", indica o ministério. Em frente ao carro está Hermes, o mensageiros dos deuses na Grécia Antiga.

O ministério da Cultura não fez nenhuma conclusão sobre o nome do ocupante da tumba.

Desde o mês de agosto e a atualização das escavações em Anfípolis circulam diversas hipóteses sobre a persona sepultada na tumba. Poderia tratar-se de Roxana, a esposa persa de Alexandre Magno; Olímpia, a mãe do rei; ou um de seus companheiros e generais.

Apesar das esperanças de alguns apaixonados por história, as probabilidades de que a tumba de Anfípolis seja de Alexandre Magno parecem quase nulas. Depois de sua morte aos 32 anos na Babilônia, seus restos mortais aparentemente foram enterrados em Alexandria (Egito), embora nenhuma escavação tenha confirmado essa possibilidade.

O segredo de Anfípolis e de seu misterioso ocupante deve ser revelado no final de outubro, garantiram os arqueólogos que tratam atualmente de entrar na quarta sala da tumba.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Entretenimento

Topo