Topo

Apple atualizará família iPad após sucesso do novo iPhone 6

03/10/2014 18h56

S¥O FRANCISCO, Estados Unidos, 03 Out 2014 (AFP) - No rastro do sucesso no lançamento do iPhone com tela grande, a Apple planeja realizar, em 16 de outubro, uma atualização de sua linha iPad, revelou nesta sexta-feira o site de notícias especializado em tecnologia Re/code.

O evento incluirá a exibição da nova geração de um programa para computadores Macintosh, acrescentou o Re/code, citando fontes anônimas.

O encontro será no auditório do QG da Apple, na cidade californiana de Cupertino, ainda segundo o informe.

A Apple não respondeu à solicitação da AFP para fazer comentários.

A empresa com logomarca da maçã lançou os aparelhos com tela grande iPhone 6 e iPhone 6 Plus em 19 de setembro e fez sucesso no mercado de smartphones em vários países, mas não na China, onde demorou para superar obstáculos de licenciamento.

Os lucros da Apple na China Continental - que inclui Hong Kong e Taiwan - são superados apenas pelos Estados Unidos.

O diretor-executivo da empresa, Tim Cook, diz esperar que o gigante asiático se torne, com o tempo, o maior mercado da empresa.

Responsável pela popularização dos tablets com seus iPads, a Apple permanece como a maior vendedora única global no segundo trimestre. Sua fatia de mercado encolheu para 26,9%, porém, contra 33% no ano passado, perdendo terreno para os aparelhos equipados com sistema Android, de acordo com a empresa de pesquisa de mercado IDC.



- Vendas do iPhone 6 disparam - O primeiro dia de vendas mundiais do iPhone 6 foi um sucesso estrondoso, o que permitiu à Apple bater seus recordes de venda para um fim de semana de lançamento de um novo modelo de iPhone, com 10 milhões de unidades vendidas em três dias.

Os dois modelos novos têm telas maiores, uma estratégia da Apple para se aproximar da tendência do "phablet" (híbrido de tablet e telefone), lançada por concorrentes, como a Samsung, bem-sucedida com a família Galaxy Note.

O iPhone 6 tem tela de 4,7 polegadas, e o 6 Plus, 5,5 polegadas, refletindo a preferência crescente por telas grandes nos smartphones.

A principal concorrente da empresa americana, a sul-coreana Samsung, há muito investiu no lançamento de dispositivos maiores, que são populares na Ásia.

Na semana passada, a Apple fez um raro pedido de desculpas por causa de um bug na recém-lançada versão móvel do sistema operacional iOS, que levou os usuários dos iPhones a ficar sem serviço, e tentou superar a tempestade provocada por relatos de que seus novos aparelhos são propensos a empenar.

A Apple tem tentado minimizar o peso dessas notícias, alegando ter recebido apenas nove reclamações a respeito.

Em um comunicado, a empresa revelou que, "com uso normal, um empenamento no iPhone é extremamente raro e, ao longo dos nossos primeiros seis dias de vendas, um total de nove consumidores entrou em contato com a Apple com um iPhone 6 Plus empenado".

A Apple lançou uma versão totalmente atualizada do programa iOS 8.0.2 para reparar o problema com a versão original do sistema operacional móvel que roda em seus dispositivos.