Entretenimento

Stonehenge era cercado por 17 monumentos

10/09/2014 13h43

LONDRES, 10 Set 2014 (AFP) - O complexo de pedras pré-históricas circulares de Stonehenge, na Inglaterra, era cercado por 17 monumentos, revela uma análise subterrânea do local, cujos resultados foram divulgados nesta quarta-feira pelos arqueólogos.

Stonehenge, localizado na planície de Salisbury, no sudoeste da Inglaterra, é um dos mais famosos monumentos pré-históricos do mundo. Mas, até então, acreditava-se que não havia nada mais do que é visto ainda hoje.

Uma varredura por meio de um escâner de alta resolução dos 12 quilômetros quadrados ao redor do grupo de pedras revelou os demais monumentos, agora subterrâneos.

"Stonehenge é o monumento arqueológico mais emblemático do mundo, possivelmente ao lado das pirâmides egípcias", declarou o professor Vincent Gaffney, diretor do projeto, durante o Festival Britânico de Ciência em Birmingham (centro da Inglaterra).

"A maior parte da área em torno de Stonehenge é 'terra incógnita'. Nunca havia sido explorada e tudo o que pensávamos sobre Stonehenge baseia-se no que sabemos" do lugar.

"Isso vai mudar a forma como vemos Stonehenge. Não foi uma descoberta a mais sobre Stonehenge, é um passo fundamental na forma como nós o entendemos".

Os cientistas precisaram de quatro anos e a ajuda de magnetômetros - detectores de metais avançados - radares capazes de penetrar no subsolo, sensores eletromagnéticos e escâneres a laser tridimensionais.

Os monumentos descobertos teriam 6.000 anos, incluindo as estruturas acima do solo, bem como dezenas de sepulturas.

Todas as indicações são de que o complexo seria palco de rituais fúnebres complexos, incluindo a amputação de membros e de carne.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Entretenimento

Topo