Mais de mil escritores alemães denunciam "sequestro" da Amazon
Mais de mil escritores alemães ou que escrevem na língua germânica assinaram uma carta que denuncia os métodos utilizados pela Amazon com a editora escandinava Bonnier, muito presente na Alemanha.
Assim como já fizeram 900 escritores norte-americanos que pediram à gigante da distribuição na internet o fim das pressões sobre a filial norte-americana da editora francesa Hachette, 1.188 escritores alemães se consideram "sequestrados" pela Amazon na carta aberta publicada na rede.
"Nos últimos meses, os autores da Bonnier foram boicoteados e seus livros não aparecem nos estoques", afirma a carta, assinada, entre outros, pela austríaca Elfriede Jelinek, Prêmio Nobel de Literatura-2004, por Ferdinand von Schirach e Regula Venske, secretária-geral do PEN-Zentrum, sociedade dos autores da Alemanha.
"Os livros são distribuídos de forma mais lenta, a disponibilidade é objeto de falsas declarações e os autores não aparecem nas listas dos autores recomendados", completa o texto.
"A Amazon não tem o direito de 'sequestrar' um grupo de autores que não faz parte do conflito", destacam os signatários. A disputa, sobre a qual nem a Amazon nem a Bonnier falam oficialmente, é motivada por condições comerciais. O grupo editorial escandinavo Bonnier é muito importante no mercado alemão, onde possui as editoras Ullstein, Carlsen e Piper.
Os escritores convidam seus leitores a escrever para o fundador da Amazon, Jeff Bezos, e ao diretor da Amazon na Alemanha, Ralf Kleber, para "apresentar sua opinião sobre as formas de pressão recentemente utilizadas".
No fim de junho, a associação de livrarias da Alemanha apresentou uma ação no conselho de concorrência do país contra a Amazon, acusada de "chantagem" em suas práticas comerciais e de abuso de posição dominante.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.