Topo

Apple e IBM se unem em plano de 'big data' para iPhone e iPad

15/07/2014 18h59

NOVA YORK, 15 Jul 2014 (AFP) - A Apple e a IBM anunciaram nesta terça-feira uma parceria histórica para conquistar clientes corporativos, ao oferecer iPhones e iPads feitos sob medida para usuários de empresas.

A parceria vai oferecer aplicativos para os dispositivos da Apple, que levarão a potência analítica de supercomputadores da IBM a uma força de trabalho móvel, anunciaram as empresas em um comunicado conjunto.

A iniciativa visa a aumentar a fatia da Apple no mercado de dispositivos móveis corporativos, ao oferecer aplicativos adaptados, segurança e outros serviços, que estão no centro dos negócios da IBM.

"A parceria histórica visa a redefinir a forma de executar um trabalho, responde a desafios-chave da indústria da mobilidade e desperta uma mudança nos negócios verdadeiramente liderada pela tecnologia móvel", destacou o comunicado.

"A visão comum da Apple e da IBM sobre esta parceria é colocar nas mãos dos profissionais corporativos em toda parte as capacidades únicas dos iPads e iPods com o conhecimento, os dados, a análise e os fluxos de trabalho de uma empresa", acrescentou.

As duas empresas planejam lançar mais de 100 soluções empresariais específicas, inclusive aplicativos desenvolvidos para a plataforma iOS, juntamente com os serviços da IBM na nuvem, de segurança e análise.

Como parte do acordo, a IBM também venderá iPhones e iPads feitos sob medida para indústrias específicas.

"Pela primeira vez estamos colocando o renomado serviço de análise de 'big data' (estudo de metadados) da IBM na ponta dos dedos dos usuários do iOS, o que abre uma grande oportunidade de negócios para a Apple", afirmou o diretor-executivo da empresa com ícone da maçã, Tim Cook.

"Este é um passo radical para as empresas e algo que apenas a Apple e a IBM podem oferecer", acrescentou.

Para Ginni Rometty, presidente e diretor-executivo da IBM, a aliança permitirá que essas inovações cheguem aos clientes da empresa.

A Apple criará um novo serviço de suporte, ao oferecer ajuda sob medida para as necessidades empresariais, enquanto a IBM vai administrar algumas das funções, como a ativação do dispositivo e a segurança.

O acordo inclui um catálogo de aplicativos privado e ajuda os usuários corporativos a adaptar os serviços da IBM para dispositivos móveis.

Os novos serviços serão oferecidos no novo sistema operacional da Apple, o iOS8, que foi apresentado em junho.

soe-rl/pst/mvv/dm