Topo

Livros e HQs

Personagem dos quadrinhos americanos, Archie morre salvando amigo gay

Reprodução
Cena da edição da HQ "Archie" em que o personagem Andrew é morto Imagem: Reprodução

De Los Angeles (EUA)

14/07/2014 21h34

O personagem dos quadrinhos Archie Andrews morrerá esta semana como um herói, quando levar um tiro que seria para seu amigo gay, anunciaram os editores nesta segunda-feira.

No exemplar da próxima quarta de "Archie", o famoso ruivinho salva a vida do senador Kevin Keller, introduzido na história em 2010 como o primeiro personagem de quadrinhos declaradamente gay.

"A morte de Archie é o episódio mais importante da história da Archie Comics e um grande marco no mundo das historinhas em geral", disse o editor da Archie Comics, Jon Goldwater, em um comunicado.

"Archie morre como viveu: como um herói, representando o melhor de todos nós", acrescentou o copresidente da Archie Comics.

"O fato de que ele esteja salvando Kevin (...) é uma metáfora do renascimento que essa companhia experimentou nos últimos cinco anos. Temos realmente uma nova Archie Comics: sem medos, ousada, progressista e no ápice da excelência".

Publicado no site especializado em quadrinhos Comicosity, o anúncio precede a abertura, em 24 de julho, da grande conferência anual internacional Comic-Con de San Diego, a meca dos fãs do gênero.

Lançada na década de 1940 e muito popular entre várias gerações de jovens, a história em quadrinhos segue as aventuras dos estudantes de Ensino Médio Archie, Betty, Veronica, Reggie e Jughead na cidade fictícia de Riverdale.

Mais Livros e HQs