Entretenimento

Último amor de Marguerite Duras, escritor Yann Andréa morre aos 63 anos

AFP/Gerard Fouet
O casal de escritores Yann Andréa e Marguerite Duras em 1981 Imagem: AFP/Gerard Fouet

11/07/2014 11h16

O último amor da escritora Marguerite Duras, seu companheiro de vida durante 16 anos e com quem ela mantinha uma relação singular, absorvente e literária, o escritor francês Yann Andréa, foi encontrado morto na quinta-feira (10) em seu apartamento em Paris, França, aos 63 anos. A polícia ainda não tem informações sobre a causa da morte.

Yann Andréa escreveu diversos livros, como "M.D." (1983), "Cet amour-là" (1999), "Ainsi" (2000), "Dieu commence chaque matin" (2001).

"Cet amour-là" foi adaptado ao cinema pelo cineasta francês Josée Dayan. No filme, Marguerite Duras foi interpretada pela atriz Jeanne Moreau. O livro relata de maneira detalhada um relacionamento especial no qual a escritora idosa controlava e decidia tudo, até o nome de seu companheiro, que não fazia sexo com ela.

De silhueta frágil, rosto jovem e bigode, Yann Andréa era homossexual e seu nome verdadeiro era Yann Lemée. Ele revelou que se apaixonou por Duras ao ler seu romance "Les petits chevaux de Tarquinia" (não lançado no Brasil).

Durante cinco anos, escreveu cartas para a autora, sem receber respostas da escritora famosa. Até que um dia, em 1980, o jovem bateu na porta da casa de Marguerite Duras em Trouville (oeste da França). Ela tinha 66 anos e ele 28, mas o relacionamento prosseguiu até a morte da escritora em 1996.

"As brigas acontecem em todos os casais, não é nada original", minimizava Yann Andréa, ao mencionar o tumultuado relacionamento com Marguerite Duras, repleto de rupturas e reencontros, de paixão e submissão, mas que durou até a morte de Duras em 3 de maio de 1996.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Entretenimento

Topo