Entretenimento

Jihadistas destroem mesquitas e templos no Iraque

05/07/2014 09h12

BAGDA, 05 Jul 2014 (AFP) - Os jihadistas sunitas que tomaram o controle de Mossul no mês passado derrubado templos e mesquitas dentro e nos arredores desta cidade do norte do Iraque, informaram vários residentes e os próprios combatentes.

Ao menos quatro templos em homenagem a figuras sufis ou árabes sunitas foram demolidos, assim como seis mesquitas xiitas, nas partes controladas pelos jihadistas na província de Nínive, de que Mossul é capital.

Em imagens postadas na internet pelos jihadistas do Estado Islâmico é possível ver tratores derrubando os templos. Também é possível ver mesquitas e templos xiitas sendo destruídos com explosivos.

As fotos ilustram um comunicado intitulado "Demolindo templos e ídolos no estado de Nínive".

Moradores da zona confirmaram que esses prédios foram destruídos, e que os jihadistas também assumiram o controle de duas catedrais.

"Estamos muito tristes com a demolição destes templos, que herdamos de nossos pais e avós", afirmou um morador de Mossul.

Um empregado da catedral caldeia de Mossul disse que os combatentes do Estado Islâmico ocuparam o templo e a catedral siríaca ortodoxa da cidade.

Os radicais tiraram as cruzes da fachada de ambas as catedrais e colocaram em seu lugar a bandeira negra do Estado Islâmico, segundo o empregado.

str-ak/psr/jmm/al/avl/erl/cn

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Entretenimento

Topo