Entretenimento

Moeda romana do século IV é encontrada no norte da Rússia

30/06/2014 17h24

MOSCOU, 30 Jun 2014 (AFP) - Uma moeda romana do século IV foi encontrada no noroeste da Rússia, sugerindo laços entre o Império romano e os moradores dessas regiões na época, anunciaram arqueólogos nesta segunda-feira.

A moeda de cobre foi encontrada na noite de sexta-feira em um sítio de escavação da cidade de Veliki Novgorod, 550 km ao noroeste de Moscou.

"A moeda contém a imagem de uma loba com Rômulo e Remo, os fundadores de Roma, em uma face, e a imagem de um deusa romana, na outra", explicou à AFP Oleg Oleinikov, encarregado do sítio.

O objeto data do começo do século IV da era cristã e é da época do fundador de Constantinopla, Constantino I, acrescentou.

Essa peça é "a mais antiga" dos cerca de 4.000 objetos encontrados no sítio durante escavações organizadas pelo Instituto de Arqueologia da Academia de Ciências russa.

"Esta descoberta abre uma nova página na história das relações entre Constantinopla e a Rússia dessa época", declarou Oleinikov.



bur-pop/lpt/ml/mvv/tt

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Entretenimento

Topo