Entretenimento

Encontrados em Lima antigos sistemas de escrita e contas incas

25/06/2014 19h43

LIMA, 25 Jun 2014 (AFP) - Cerca de 20 'quipus' pré-hispânicos - ramais de cordas unidas em vários nós e cores, com os quais os incas supriam a falta de escrita e contas - foram encontrados por arqueólogos ao sul de Lima, informou nesta quarta-feira o chefe dos cientistas.

O conjunto de 'quipus' encontrados "estão formados por uma corda principal de algodão, de onde pendem 12 cordas secundárias, além de cordas subsidiárias e conjuntos de nós, com fios de algodão e de lã", disse o arqueólogo Alejandro Chu, líder de uma equipe de pesquisas do Ministério da Cultura peruano, à agência oficial Andina.

"Estão em bom estado e foram descobertos em um depósito onde havia várias vasilhas de cerâmica", disse.

Os 'quipus' foram descobertos como parte de estudos feitos no sítio arqueológico de Incahuasi, situado na província de Cañete (sul de Lima).

Chu disse que o sítio Incahuasi era um local de valor singular para o império inca.

O complexo arqueológico de Incahuasi (casa do inca), no vale de Cañete, 148 km ao sul da capital, foi construído em pedra para ser o quartel-general do inca Tupac Yupanqui e também tinha bairros religiosos para os soldados onde estavam depósitos de alimentos e armas.

O arqueólogo explicou que, durante a expansão do império inca (Tahuantinsuyo), sob o governo de Tupac Yupanqui foram submetidos ou assimilados vários povos nesta região de Cañete e se construiu o Incahuasi para vigir e manter um exército contra eventuais levantes.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Entretenimento

Topo