Entretenimento

Unesco declara paisagem da Cisjordânia Patrimônio Cultural em Perigo

20/06/2014 13h17

DOHA, 20 Jun 2014 (AFP) - Uma paisagem cultural da Cisjordânia ameaçada pelo muro de Israel, perto da cidade de Battir, ao sul de Jerusalém, foi declarada Patrimônio Mundial em Perigo, anunciou nesta sexta-feira a Unesco.

"Este local foi inscrito: parabéns à Palestina!", declarou o presidente do Comitê do Patrimônio Mundial, Seikha Al Mayassa bint Hamad Al Thani, após um voto secreto vencido por uma margem muito estreita contra a opinião de especialistas que assessoram a Unesco.

Esta votação foi realizada como parte de um procedimento de emergência.

O anúncio do resultado causou alvoroço na sala. Vários embaixadores que haviam defendido o valor universal excepcional do local e advertiram para o perigo iminente, correram para felicitar seu colega palestino, Elias Sanbar.

"É tempo de aqueles que nos combatem quase instintivamente percebem se deem contam de que não ajudam Israel, e que reconhecer os direitos do meu povo é um imenso serviço para aqueles que eles acreditam ajudar", disse Sanbar.

"Aqueles que votaram em favor desta inscrição acreditam que a queda dos muros garantiria o advento da paz e da reconciliação", acrescentou.

"Além da inscrição de Battir, vocês tomaram uma decisão corajosa contra a exclusão e dominação", considerou.

Os palestinos reivindicaram em junho de 2012 uma primeira vitória histórica ao obter o registro como Patrimônio Mundial da Basílica da Natividade de Belém.

Por sua vez, Shuli Davidovich, que lidera a delegação israelense, disse que se trata de "um dia negro para o Patrimônio da Unesco". "Lamentamos que a Comissão não tenha conseguido combater a politização" da instância, acrescentou.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Entretenimento

Topo