Topo

Morre a artista francesa Ultra-Violet, musa de Andy Warhol

A artista francesa Ultra-Violet em foto de 2003, ao lado do príncipe Albert durante a abertura de uma exposição de Andy Warhol em Mônaco. Ela, que era musa de Warhol, morreu no sábado (14) - Bruno Bebert/AP Photo
A artista francesa Ultra-Violet em foto de 2003, ao lado do príncipe Albert durante a abertura de uma exposição de Andy Warhol em Mônaco. Ela, que era musa de Warhol, morreu no sábado (14) Imagem: Bruno Bebert/AP Photo

De Nova York (EUA)

16/06/2014 15h11Atualizada em 16/06/2014 16h11

Isabelle Collin Dufresne, artista franco-americana e musa do artista Andy Warhol conhecida como Ultra-Violet, morreu no sábado (14), em Nova York, aos 78 anos, anunciou um familiar ao jornal The New York Times.

Collin Dufresne também foi inspiradora de Salvador Dalí antes de, graças ao gênio espanhol, conhecer Andy Warhol em 1963 e virar sua musa. No estúdio The Factory, ela trocou de nome e tingiu o cabelo de violeta: nasceu assim Ultra-Violet, ícone da arte pop nos anos 60.

Em sua autobiografia, publicada em 1988, ela criticou os anos de orgias e drogas no Factory, período em que apareceu em cerca de 15 filmes, como "Perdidos na Noite", de John Schlesinger, ou "Procura Insaciável", de Milos Forman.

Nos anos 80, virou artista plástica e entrou para a religião mórmon. Em maio, expôs suas obras em Nova York.

Depois dos funerais em Nova York, Collin Dufresne será enterrada na França.