Topo

Brasil estará presente na 2a. edição da Primavera Latino-Americana, em Roma

De Roma (Itália)

05/06/2014 14h59

O Instituto Ítalo-Latino-Americano (IILA) apresentou nesta quinta-feira a segunda edição de seu festival de Primavera Latino-Americana em Roma, que em junho e julho oferecerá 53 eventos de música e dança, cinema, literatura e artes plásticas de diferentes países da região.

O IILA é um organismo intergovernamental, fundado em 1961, do qual formam parte Itália e 20 países da América Latina e que se dedica a estreitar as relações entre as duas costas do Atlântico, tanto em nível cultural quanto econômico e comercial.

"Este festival passará a formar parte do patrimônio cultural de Roma e servirá para reforçar as já importantes relações entre Itália e América Latina", declarou em uma coletiva de imprensa de apresentação o embaixador do México na Itália e atual presidente do IILA, Miguel Ruiz Cabañas Izquierdo.

"Será uma oportunidade para apreciar nossa melhor oferta cultural", acrescentou o embaixador, que durante a noite deu as boas-vindas aos convidados a um jantar latino-americano, com pratos e bebidas típicas de muitos países, no terraço de um hotel na famosa Via Veneto de Roma.

O programa da Primavera Latino-Americana também compreende a inauguração da nova sede da Biblioteca do Instituto que, com seus 80 mil volumes dedicados ao mundo latino-americano, estará localizada em uma das universidades públicas da capital italiana, a Universitá degli Studi Roma Tre.

A Primavera Latino-Americana estreará em 6 de junho no Teatro Palladium, com vários espetáculos musicais que se estenderão até 4 de julho.

De 10 a 24 de julho será a vez do cinema, com mais de 20 filmes pertencentes a 17 países, entre eles Argentina, Brasil, Equador, Peru, Chile, Uruguai e República Dominicana.

O festival também inclui a apresentação de alguns livros da coleção "Narramérica", idealizada pelo IILA, e as visitas guiadas às sedes de algumas embaixadas latino-americanas, como a do Brasil, cujo edifício, do século XVII, está localizado na magnífica Piazza Navona de Roma.