Entretenimento

Liceu de Aristóteles: novo parque arqueológico no coração de Atenas

04/06/2014 17h20

ATENAS, 04 Jun 2014 (AFP) - O sítio arqueológico do Liceu de Aristóteles, descoberto em 1996, no centro de Atenas, e restaurado nos últimos anos, foi aberto ao público nesta quarta-feira, informou o Ministério da Cultura.

Este novo "parque arqueológico", com cerca de um hectare, oferece uma viagem ao universo do filósofo grego Aristóteles (384 a 322 a.C.) a algumas centenas de metros do Parlamento, em pleno centro da capital grega.

Foi lá, perto do templo consagrado a Apolo Lykeios - que deu nome à escola - que Aristóteles fundou sua academia, por volta do ano 335 aC, após retornar da Macedônia, em consequência da partida de seu aluno, Alexandre, o Grande, para as guerras de conquista.

Na escola peripatética, cujo nome vem do grego antigo 'peripatetikós' - "que ama caminhar debatendo", Aristóteles costumava dar aulas aos seus alunos enquanto caminhava.

Além dos vestígios de dois templos, entre os quais o de Apolo, o local compreende as ruínas de uma palestra, local de luta, onde seus alunos treinavam a arte da guerra.

O liceu constitui uma das três grandes escolas filosóficas da Antiguidade grega, ao lado da Academia de Platão e da Escola Cinosargo, criada pelos cínicos após a morte de Sócrates (339 a.C.).

Foi durante os trabalhos de escavação de um terreno destinado, a princípio, a dar lugar a um museu de arte moderna, que foram encontrados os vestígios do famoso Liceu, que os arqueólogos procuravam há séculos. Situado no prolongamento do museu bizantino, o local ficará aberto das 08h00 às 20h00.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Entretenimento

Topo