Entretenimento

Google combate espionagem cibernética com criptografia de mensagens

04/06/2014 16h57

SAN FRANCISCO, 04 Jun 2014 (AFP) - A gigante da internet Google intensificou seus esforços para dificultar a espionagem de um e-mail, apresentando nesta quarta-feira um software de criptografia de mensagem para seu navegador, o Google Chrome.

Uma versão de testes da ferramenta chamada 'End-to-End' foi lançada para que os programadores possam brincar, criando mini-programas capazes de se conectar ao Chrome e encriptem mensagens do Gmail (serviço de correio eletrônico do Google) de forma que só tenham acessos eles próprios ao remetente e ao destinatário.

"As mensagens são encriptadas à medida que são enviadas e são como envelopes, menos vulneráveis à bisbilhotagem (seja por pessoas maldosas ou pelo governo) que as postais", afirmou Brandon Long, encarregado da equipe que desenvolveu esta ferramenta, em um post.

Além disso, o Google acrescentou uma seção ao seu Relatório de Transparência, no qual mostra qual parte das mensagens do gmail é enviada criptografada e qual parte das mensagens enviada por outros serviços de e-mail é recebida da mesma maneira.

No mês passado foram criptografados 69% das mensagens enviadas de contas do gmail, enquanto apenas 48% dos e-mails recebidos de outros serviços foram codificados durante o envio.

O Comcast, um gigante provedor de internet nos Estados Unidos, mal posicionado nesta classificação, informou rapidamente que reforçará a criptografia de suas mensagens.

A ação do Google chega em um momento em que grandes empresas americanas da internet buscam afugentar as preocupações sobre a privacidade na rede, depois que o ex-analista da Agência de Segurança Nacional americana (NSA), Edward Snowden, revelou as táticas de espionagem cibernética dos Estados Unidos.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Entretenimento

Topo