Entretenimento

Turquia restabelece acesso ao YouTube

03/06/2014 12h02

ANCARA, 03 Jun 2014 (AFP) - As autoridades turcas restabeleceram nesta terça-feira o acesso ao site de vídeos YouTube, cinco dias após a decisão do Tribunal Constitucional, que se pronunciou a favor do levantamento do bloqueio, classificado de violação da liberdade de expressão.

A entidade turca que se encarrega das tecnologias de informação e da comunicação levantou a proibição que esteve ativa por 67 dias e retirou de seu site a notificação da mesma.

O Tribunal Constitucional turco pediu na quinta-feira que o acesso ao site fosse desbloqueado, considerando que a proibição, imposta pelo governo islamita conservador há dois meses, era um atentado contra os direitos e as liberdades dos indivíduos.

O argumento das autoridades turcas para bloquear a página era a segurança nacional, após a divulgação de uma gravação de funcionários de alto escalão turcos na qual se discutia uma intervenção no país vizinho, Síria.

O primeiro-ministro Recep Tayyip Erdogan também havia bloqueado a rede social Twitter em março para evitar que fossem publicadas na internet escutas telefônicas que o envolviam em um grande escândalo de corrupção.

Estes bloqueios, que ocorreram antes das eleições locais, vencidas com folga por Erdogan, são consideradas um passo para atrás na democracia e na liberdade de expressão na Turquia.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Entretenimento

Topo