Topo

Povoado espanhol decide tirar 'mata-judeus' do nome

25/05/2014 20h35

MADRI, 25 Mai 2014 (AFP) - Os habitantes do povoado espanhol de "Castrillo Matajudíos" votaram neste domingo pela mudança do embaraçoso nome, que renega sua herança judaica, anunciou seu prefeito, Lorenzo Rodríguez, acrescentando que, agora, a cidade se chamará "Mota de Judíos".

"Votaram 52 das 56 pessoas que podiam votar e, dessas, 29 votaram em favor da mudança do nome", disse Rodríguez.

Os resultados serão estudados em 3 de junho pela Câmara Municipal, que iniciará os trâmites para a mudança de nome, explicou o prefeito.

De manhã, Rodríguez lembrou que, por causa do nome Castrillo Matajudíos, "quando você vai para fora, sempre tem de dar as respectivas explicações, porque, já em seguida, começam: 'em Castrillo, se matam os judeus!'".

"É justamente o contrário, porque Castrillo surge de uma comunidade judaica e, no escudo (da cidade), há uma estrela de David", completou o prefeito.

A origem da pequena cidade remonta ao ano 1035, quando vários judeus despojados de seus bens e expulsos de suas casas em outros lugares da península Ibérica se refugiaram nessa pequena colina, contou Lorenzo Rodríguez. Permaneceram ali até 1492, quando os rei Católicos ordenaram a expulsão de todos os judeus que não se converteram ao catolicismo.

A primeira menção ao nome Castrillo Matajudíos aparece em 1623, segundo o arqueólogo Ángel Palomino, encarregado de um estudo histórico preliminar. Os descendentes desses judeus, convertidos ao Catolicismo, podem ter decidido mudar o nome da localidade depois de 1492 para demonstrar seu fervor.



elc-gr/sg/js/tt