Entretenimento

Óleo inédito é certificado como a primeira obra surrealista de Dalí

Gerard Julien/AFP Photo
Reprodução de obra inédita de Salvador Dalí, "Nascimento Intrauterino de Salvador Dalí", certificada como primeiro trabalho surrealista do pintor catalão, depois de ter sido vendida por 150 euros em um antiquário há 20 anos Imagem: Gerard Julien/AFP Photo

De Madri (Espanha)

22/05/2014 15h42

"O Nascimento Intrauterino de Salvador Dalí", um óleo vendido em uma loja de antiguidades espanhola há 20 anos por 150 euros, foi certificado como a primeira obra surrealista do artista quando era tinham 17 anos, afirmaram especialistas espanhóis.

Tomeu L'Amo, pintor e historiador de arte, encontrou o quadro numa loja de Girona (Catalunha, nordeste) em 1988 e, suspeitando que fosse uma obra de Dalí, pagou 25 mil pesetas, a moeda de então.

Durante anos, o quadro foi considerado obra de um artista desconhecido, já que a assinatura inclui a data de 1896, oito anos depois do nascimento de Dali.

Mas, depois de submeter a pintura aos mais modernos testes de fotografia infravermelha, raios-x e luz ultravioleta, os especialistas concluíram que se tratava realmente de um quadro de Dalí, pintado por volta de 1921, quando ele tinha 17 anos.

A análise grafológica também concluiu que as dez palavras escritas na pequena dedicatória na parte inferior direita do quadro correspondente à letra de Dalí naquela época.

"O quadro pode ser considerado a primeira obra surrealista de Dalí", concluiu Nicolás Descharnes, especialista na obra do artista.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Mais Entretenimento

Topo