Entretenimento

Morre o escritor e ambientalista canadense Farley Mowat

De Ottawa (Canadá)

07/05/2014 20h13Atualizada em 07/05/2014 21h03

O escritor e ambientalista canadense Farley Mowat, prolífico autor de romances e biografias, morreu nesta quarta-feira aos 92 anos.

Amante e defensor fervoroso da natureza, ele mostrou, com seus relatos, as vastas terras selvagens de seu país para o mundo inteiro.

Em 50 anos de carreira, Farley Mowat escreveu cerca de 40 obras, que foram traduzidas para 52 idiomas e vendeu mais de 17 milhões de exemplares.

Seu livro "The Dog who Wouldn't Be" (1957) foi apontado pela crítica como um dos melhores romances juvenis de todos os tempos.

Uma de suas obras mais famosas, "Os Lobos não choram" (1963), contribuiu para mudar a percepção sobre os lobos e até fez que, depois da publicação em russo, Moscou aprovasse uma lei contra a caça desses animais.

No entanto, alguns críticos o condenavam por, às vezes, alterar os fatos para transmitir sua mensagem ambientalista.

Afetado pelas atrocidades que viu na Segunda Guerra Mundial - ele participou do desembarque aliado na Sicília, Itália -, Mowat não hesitou em preferir a companhia dos animais à dos homens.

O primeiro-ministro canadense, Stephen Harper, enalteceu o talento desse "contador nato, que tinha o dom de contar anedotas pessoais com vivacidade e de forma sensível".

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Entretenimento

Topo