Topo

Descoberta no Egito necrópole com 50 múmias

28/04/2014 15h11

CAIRO, 28 Abr 2014 (AFP) - Uma vasta necrópole com mais de 50 múmias, inclusive da realeza faraônica, foi descoberta no famoso Vale dos Reis, perto da cidade de Luxor, anunciaram fontes oficiais nesta segunda-feira.

"A imensa necrópole contém os restos de múmias que poderiam ter sido de membros da família real, particularmente os filhos dos reis Tutmés III e Tutmés IV, da 18ª dinastia", que reinaram entre 1550 e 1292 a.C., informou o ministério das Antiguidades.

Arqueólogos, incluindo especialistas da Universidade da Basileia, na Suíça, encontraram sarcófagos de madeira, máscaras mortuárias e vasos canópicos, usados para armazenar órgãos removidos durante o processo de embalsamamento. Entre as múmias estavam bebês recém-nascidos.

Exames das inscrições dos vasos permitiram identificar mais de 30 dos mortos pelo nome, inclusive princesas antes desconhecidas, afirmou o ministro de antiguidades, Mohamed Ibrahim, em um comunicado.

A necrópole, que como muitos outros locais, foi saqueada em tempos antigos, fica no extremo noroeste do Vale dos Reis, um popular destino turístico que também inclui a tumba de Tutancâmon, mais conhecido como rei Tut.