Topo

Presidente colombiano viajará ao México para homenagem a Gabo

19/04/2014 13h39

BOGOTA, 19 Abr 2014 (AFP) - A Colômbia prestará homenagem a Gabriel García Márquez na terça-feira em uma cerimônia liderada pelo presidente Juan Manuel Santos, um dia depois dele viajar ao México, país onde o escritor viveu por muitos anos, para assistir a uma cerimônia no Palácio de Belas Artes.

"Na terça-feira, o governo, chefiado pelo presidente @JuanManSantos, homenageará Gabo em cerimônia solene na Catedral Primada", informou neste sábado o ministério da Cultura em sua conta no Twitter.

Na sexta-feira o embaixador colombiano no México, José Gabriel Ortiz, anunciou que Santos viajaria ao país para prestar homenagem ao escritor na segunda-feira no Palácio de Belas Artes. O presidente confirmou sua presença no ato solene neste sábado em sua conta no Twitter.

Além disso, o governo colombiano programou para quarta-feira uma leitura da obra "Ninguém escreve ao Coronel" e prepara uma mostra com os livros favoritos de Prêmio Nobel, falecido na quinta-feira no México, que será apresentada na Feira Internacional do Livro de Bogotá, em 29 de abril.

No Palácio de Belas Artes da Cidade do México, onde García Márquez viveu nas últimas três décadas, foram homenageados após a morte o escritor Carlos Fuentes, a cantora Chavela Vargas e o comediante Mario Moreno "Cantinflas", entre outros artistas populares.