Topo

Os hits do Fashion Rio

15/04/2014 12h22

RIO DE JANEIRO, 15 Abr 2014 (AFP) - Modelagens geométricas, estampas e texturas com efeito 3D, e uma moda praia que vai além da areia, somadas à exuberância das cores, chamaram a atenção nos quatro dias de desfiles da edição verão 2015 do Fashion Rio, a semana de moda carioca, que terminou na última sexta-feira.

Seguem abaixo os principais destaques apontados por especialistas na 25ª edição do evento, que aconteceu na Marina da Glória e reuniu 17 grifes brasileiras:





RETR”

A atmosfera dos anos 1960 esteve presente em inúmeras passarelas do Fashion Rio: fosse nos biquínis comportados ou na cintura alta de shorts, saias e calças. Maiôs estruturados e óculos escuros grandes também emprestaram aos looks desfilados uma cara vintage, com preto, branco, cinza e cores estonadas. A coleção de moda praia da marca carioca Osklen, feita em parceria com as franco-brasileiras Alexia Niedzielski e Bianca Brandolini, apostou em cheio neste ar saudosista moderno.



TOP CROPPED E HOT PANTS

Peças-chave da estação, apareceram em vários desfiles, como os da Ausl?nder, Oh, Boy!, 2nd Floor, Espaço Fashion e Patrícia Viera, além dos de moda praia. Forte nos anos 90, o cropped dominou as passarelas cariocas nesta temporada. "Vai ser muito usado com blazer", apostou a consultora de moda e imagem Helen Pomposelli. Também as hot pants, que surgiram na década de 50 com sua cintura alta, que modela o corpo, foram apontadas como tendência para o próximo verão.



GEOMETRIA

Estampas e recortes geométricos foram uma aposta da Espaço Fashion e deram movimento e formas criativas às peças. Apareceram na alfaiataria da Maria Filó, criando decotes profundos."Esta é uma tendência que vem de outras semanas de moda, como Milão, Paris e São Paulo, e combina com o estilo do Rio de Janeiro", avaliou a jornalista de moda Iesa Rodrigues. A geometria também deu o tom de maiôs e biquínis, como os da Tryia e de Lenny Niemeyer e sua moda praia de luxo.



TEXTURAS E ESTAMPAS 3D

Na Cantão, as peças receberam aplicações de miçanga e palha. A TNG mostrou jeans com bordados de flores e renda. A empresária e consultora de moda Costanza Pascolato citou o desfile da Espaço Fashion, que apresentou peças florais bordadas com miçangas em relevo. Já Helen Pomposelli destacou o trabalho da estilista Alessa Migani, que se inspirou no barroco e também apostou em bordados. Na moda praia, a lycra texturizada deu volume às peças que estarão nas areias. Estampas de flores em 3D conferiram charme aos maiôs, como os da estilista Lenny.



CONJUNTOS

Cores, estampas e tecidos combinando nas peças de cima e de baixo foram uma aposta das marcas Oh, Boy! , Alessa e Maria Filó que tem tudo para conquistar as cariocas.



DO MULTICOLORIDO AO PRETO E BRANCO

Dos tons crus aos vibrantes, o que se viu foi uma explosão de cores e estampas exuberantes, geométricas ou inspiradas na natureza, como nos desfiles da 2nd Floor, Salinas, Triya e Lenny. Mas houve quem privilegiasse o preto e branco, como a Osklen Praia, que exibiu uma coleção inspirada na Rivera Francesa dos anos 1950 e 1960, e a masculina R. Groove, que entrou no clima das manifestações populares que ganharam o Brasil em 2013.



PÓS-PRAIA

A moda praia foi além da areia, com tops, blazeres, calças largas e vestidos. Os biquínis tiveram modelagem democrática, variando de hot pants a calcinhas pequenas, como a carioca gosta. Os maiôs inteiros ganharam espaço, e tecidos leves com lycra permitiram recortes precisos. Para a editora-assistente de moda do jornal "O Globo", Renata Izaal, a aposta no pós-praia foi uma das maiores sacadas do verão carioca. "São coleções cosmopolitas, que levam o lifestyle do Rio de Janeiro para todo o mundo", explicou.



MAXI BRINCOS E ÓCULOS ARREDONDADOS

Entre os acessórios, chamaram a atenção os maxi brincos usados de um lado só, apostas da Salinas, Oh, Boy! e Espaço Fashion, e os óculos com lentes arredondadas, mostrados por Salinas, Osklen Praia, Cantão e Alessa.



lb-mm