Topo

Grandes arquitetos abrem suas casas ao Salão do Design de Milão

10/04/2014 21h58

MIL¥O, 11 Abr 2014 (AFP) - Os principais arquitetos do mundo, entre eles o brasileiro Marcio Kogan, mostraram algumas características de suas próprias casas no Salão Internacional do Design em Milão com traços inusitados como árvores interiores, paredes vermelhas e uma biblioteca em forma de escada.

Entre as celebridades da arquitetura também estavam o norte-americano Daniel Libeskind, o italiano Massimiliano Fuksas e o japonês Shigeru Ban, ganhador do prestigioso prêmio Pritzker de 2014.

"Se eu tivesse que descrever meu apartamento em três palavras elas seriam árvores, árvores e mais árvores", disse, brincando, Shigeru Ban, ao referir-se à casa onde mora no subúrbio de Tóquio.

A casa de Kogan, um "apaixonado pelo caos de São Paulo", apresentou o cinematográfico janelão de seu apartamento, no primeiro edifício que projetou.

"Não conseguiria viver longe dessa neurose", confessou o brasileiro.

A curadora Francesca Molteni disse à AFP que o objetivo do projeto -- chamado simplesmente "Onde vivem os arquitetos?"- tinha como objetivo compreender "o que cada cultura quer dizer com a palavra "viver".

"Para um arquiteto, cada casa é um mundo", afirmou.

Mais de 300.000 visitantes de cerca de 160 países são esperados no Salão Internacional de Design de Milão (norte da Itália), inaugurado na última terça-feira, onde mais de 1.400 profissionais da área exibirão seus móveis, rivalizando em qualidade e excelência.

lrb-it-kv/jo/mm