Topo

Escócia aplica um 1o. de abril na imprensa británica

01/04/2014 11h43

LONDRES, 01 Abr 2014 (AFP) - Prospecções de gás no Palácio de Buckingham e a presença de capacetes azuis na Escócia: no 1º de abril, dia da mentira, a imprensa britânica levou a sério a tradição de fazer piadas.

A independência da Escócia foi o tema favorito do ano.

"A ONU prepara uma missão de manutenção da paz na fronteira da Escócia no caso de vitória do 'sim' no referendo de independência de 18 de setembro", afirma o jornal The Independent.

Para evitar confusões com a cor dos separatistas escoceses, os soldados da ONU usarão boinas de cor violeta, completa o jornal, antes de indicar que o organismo internacional teme confrontos parecidos com os do filme "Coração Valente".

O Daily Telegraph afirma que a nova moeda escocesa terá a imagem do chefe de Governo regional escocês Alex Salmond e será chamada "esterlina Salmond", produzida em uma fábrica do ator Sean Connery.

O jornal The Guardian cita um projeto secreto de Edimburgo no caso de independência: dirigir pela faixa da direita ao invés da esquerda, como fazem os ingleses e os escoceses.

Segundo a publicação, a alteração provocaria a mudança de 58.000 sinais e os motoristas ingleses que entrarem na Escócia terão que assistir um vídeo educativo protagonizado por bonecos Lego para evitar acidentes.

O tabloide The Sun tem como destaque o "Frackingham Palace", uma brincadeira com a palavra "fracking", a prospecção de gás de xisto que está em voga e que acontecerá no palácio real de Buckingham.

O Daily Express menciona galinhas do oeste da Inglaterra que colocam ovos quadrados e o jornal The Mirror destaca a proibição do grupo One Direction na Coreia do Norte pela recusa ao corte de cabelo igual ao do líder Kim Jong-Un.