Topo

Tribunal turco ordena fim do bloqueio ao Twitter

26/03/2014 07h49

ANCARA, 26 Mar 2014 (AFP) - Um tribunal administrativo de Ancara ordenou nesta quarta-feira a suspensão da decisão do governo turco de bloquear o acesso ao Twitter no país, informa a imprensa local.

Desde quinta-feira da semana passada, a Autoridade Turca de Telecomunicações (TIB) mantém bloqueada a rede social, acusada pelo primeiro-ministro Recep Tayyip Erdogan de propagar as acusações de corrupção contra o governo.

Segundo o tribunal, citado pelo canal CNN-Turk, a medida imposta pelo governo é "contrária aos princípios do Estado de direito".

A oposição parlamentar e várias organizações não governamentais apresentaram recursos à justiça depois da polêmica decisão das autoridades.

A TIB poderá apelar da decisão, mas será obrigada a suspender o bloqueio ao Twitter enquanto aguarda a a análise de um eventual recurso por uma instância de apelação.

Os internautas turcos conseguiram em sua maioria burlar o bloqueio da rede social. A decisão, no entanto, provocou uma avalanche de críticas à "censura" imposta pelo governo islamita moderado, no poder desde 2002.

Nos últimos meses, o governo de Erdogan foi abalado por um vasto escândalo político-financeiro, que ele atribui a um rival político, o pregador Fethullah Gülen, que mora nos Estados Unidos.

O escândalo e a polêmica sobre o bloqueio do Twitter acontecem em um momento delicado para Erdogan, pouco antes das eleições municipais do próximo domingo.