Entretenimento

Museu do 11 de Setembro abre em 21 de maio em Nova York

Mark Lennihan/AP Photo
Garota visita o Memorial e Museu Nacional do 11 de Setembro, em Nova York, que abre em maio, em homenagem às vítimas do atentado ao World Trade Center, em 2001 Imagem: Mark Lennihan/AP Photo

De Nova York (EUA)

24/03/2014 14h44Atualizada em 24/03/2014 15h44

O museu em memória dos atentados de 11 de setembro de 2001 em Nova York será aberto ao público no dia 21 de maio no local onde se situavam as Torres Gêmeas do World Trade Center.

O museu incluirá duas exposições situadas nas fundações das torres que desabaram, provocando a morte de 3.000 pessoas, indicou em um comunicado a fundação responsável pelo prédio, onde também se encontra o memorial em homenagem às vítimas.

A primeira mostra, denominada "In Memoriam", fará um tributo aos 2.977 mortos nestes ataques de 2001 e às seis vítimas do atentado anterior contra o WTC de 26 de fevereiro de 1993.

A segunda exposição, histórica, contará o ocorrido no dia 11 de setembro, também explorando as razões que conduziram aos ataques e examinando suas consequências até o dia de hoje.

A história será contada através de objetos pessoais, destroços dos edifícios, fotografias, gravações de vídeo e áudio e testemunhos em primeira pessoa.

A abertura para o público está marcada para o dia 21 de maio, mas as autoridades estabeleceram antes um período de homenagem e pré-estreia de cinco dias, de 15 a 20 do mesmo mês.

Esta semana estará dedicada a, entre outros, familiares de vítimas dos atentados, trabalhadores e socorristas do WTC, sobreviventes, moradores e proprietários de lojas nesta região do sul de Manhattan antes dos ataques.

"O museu Memorial do 11 de Setembro é para todos nós. Para aqueles que foram testemunhas dos fatos, com seus próprios olhos ou pela TV, e ainda lutam para encontrar um sentido a tudo isso", disse o prefeito de Nova York, Bill de Blasio, citado no comunicado.

"É para as gerações futuras que verão o 11 de Setembro como história, mas que devem vir para entendê-lo como algo real e terrível, algo que não deve acontecer nunca mais", acrescentou.

O novo World Trade Center de Nova York inclui cinco torres, o memorial - já inaugurado - e museu, um centro de transportes público, 550.000 m2 de espaço para lojas varejistas e um centro para apresentações artísticas.

A joia do complexo é a torre One World Trade Center, o edifício mais alto dos Estados Unidos, com 541,30 metros, que será aberto em 2015.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Mais Entretenimento

Topo