Museu norueguês devolve Matisse de US$ 20 milhões roubado por nazistas
O museu norueguês Heni Onstad devolveu nesta sexta-feira (21) um quadro do pintor francês Henri Matisse roubado pelos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial aos descendentes americanos do marchand de arte francês Paul Rosenberg.
"Perfil Azul diante da Chaminé", um retrato pintado por Matisse (1869-1954) em 1937, foi entregue aos descendentes de Rosenberg nos Estados Unidos.
O quadro, cujo valor é calculado em 20 milhões de dólares, foi reclamado pela família Rosenberg, que o localizou durante uma exposição no Centro Georges Pompidou de Paris, em 2012.
Confiscado na França pelos nazistas em 1941, o quadro passou a fazer parte da coleção do comandante da Força Aérea Alemã, Hermann Goering, antes de acabar nas mãos do marchand alemão Gustav Rochlitz, proprietário de uma galeria em Paris, e depois na galeria parisiense Pétridès.
Em 1950, o armador norueguês Niels Onstad o comprou do corretor parisiense Henri Bénézit, sem saber direito a origem do quadro.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.