Entretenimento

Para diretor da NSA, Snowden presta desserviço aos denunciantes

20/03/2014 14h56

VANCOUVER, 20 Mar 2014 (AFP) - O diretor-adjunto da NSA, Richard Ledgett, afirmou nesta quinta-feira que o ex-analista de inteligência Edward Snowden presta um desserviço aos denunciantes.

As críticas foram feitas durante uma palestra por vídeo feita na conferência do TED (Tecnologia, Entretenimento e Design), em Vancouver, que também teve a participação à distância de Snowden há dois dias.

O ex-funcionário da Agência de Segurança Nacional, atualmente asilado na Rússia, teve seu rosto exibido na tela de um robô, controlado por ele à distância, e prometeu mais revelações sobre os programas de espionagem do governo americano.

Ledgett informou que queria mostrar a perspectiva da NSA, já que Snowden confundiu "algumas verdades" com informações erradas.

"Ele com certeza tinha alternativas", declarou Ledgett, explicando que, ao invés de liberar os documentos secretos e fugir do país, Snowd poderia ter apresentado suas denúncias aos seus superiores, ao procurador-geral ou ao Congresso.

"Acho que caracterizá-lo como um denunciante deslegitima as denúncias verdadeiras", acrescentou.

Durante o evento organizado pelo TED, Snowden argumentou que se tivesse levado suas denúncias ao Congresso americano, teria sido "enterrado junto com as informações".

O ex-técnico da NSA também evitou se caracterizar como um herói, e convocou a população mundial a lutar pela privacidade e pela liberdade da internet.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba seu horóscopo diário do UOL. É grátis!

Mais Entretenimento

Topo