Topo

Empresa japonesa digitalizará 15.000 manuscritos da Biblioteca do Vaticano

13.set.2010 - Imagem do interior da Biblioteca do Vaticano, na Itália - AP
13.set.2010 - Imagem do interior da Biblioteca do Vaticano, na Itália Imagem: AP

20/03/2014 12h10

A empresa japonesa NTT DATA irá digitalizar cerca de 3.000 manuscritos da Biblioteca do Vaticano num período de quatro anos, e 15 mil no total até 2018, no âmbito de um acordo inédito assinado nesta quinta-feira.

Durante uma coletiva de imprensa, o arquivista e bibliotecário do Vaticano, o francês Jean-Louis Bruguès, o prefeito da Biblioteca, o italiano Cesare Pasini, e o presidente e CEO da NTT DATA Corporation, Toshio Iwamoto, apresentaram o acordo no valor de 18 milhões de euros (22,6 milhões de dólares) e válido até 2018, que constitui apenas "a primeira fase da colaboração" entre as duas partes.

  • Reuters

    20.mar.2014 - Funcionária da empresa NTT DATA digitaliza manuscritos da Biblioteca do Vaticano

O bispo Casini explicou que o grande projeto para digitalizar todos os livros da Biblioteca começou há alguns anos e que o contrato com a NTT DATA vai possibilitar a digitalização de um total de 15.000 manuscritos até 2018.

"A NTT DATA e a Biblioteca Apostólica do Vaticano (BAV) assinaram um contrato inicial para a operação que digitalizará e preservará cerca de 80.000 volumes e 41 milhões de páginas, que podem ser consideradas patrimônio histórico da humanidade, escritas entre o II e o XX séculos", informou Iwamoto.

A Biblioteca do Vaticano é única em razão de sua variedade geográfica e antiguidade dos documentos. Dez manuscritos de valor histórico e artístico estão entre os 3.000 que serão digitalizados pela NTT DATA, segundo o Vaticano.

O bispo Bruguès ressaltou a vontade da Santa Sé "em disponibilizar este imenso tesouro que lhe foi confiado, oferecendo-o para livre consulta na web". "Os manuscritos que serão digitalizadas vão da América pré-colombiana ao Extremo Oriente chinês e japonês, passando por todas as línguas e culturas que alimentaram a Europa", observou o prelado francês.

A missão da Biblioteca é "levar à periferia as mais diversas culturas", acrescentou, repetindo uma fórmula do Papa Francisco. A NTT DATA Corporation, que fornece serviços em mais de 40 países, foi selecionada por ser especializada na preservação a longo prazo de manuscritos digitalizados.